A ÁRVORE


A árvore da seringueira (Hevea brasiliensis) é uma planta lactescente (do caule sai uma substância leitosa) e pode chegar a 30 m de altura. Inicia a produção de sementes aos 4 anos e a produção de látex entre 6-7 anos. A Seringueira deu ao Brasil entre os anos de 1879 e 1912 o título de maior produtor mundial da borracha natural. No Brasil são reconhecidas 11 espécies. A Hevea brasiliensis tem maior capacidade produtiva e é a mais resistência a doenças. Pertence ao gênero botânico Hevea e a família Euphorbiaceae. As folhas são trifolioladas. As Euphorbiaceas apresentam como características em seu caule substâncias latescentes, que contém látex branco ou colorido (IPEF, 2019).

A seringueira tem vários outros nomes no Brasil: seringa, seringa verdadeira, cau chu, árvore da borracha, seringueira preta, seringueira branca, seringueira rosada.

A seringueira é uma espécie que promove o uso da floresta em pé que possibilita o desenvolvimento sustentável e a exploração de dos recursos em equilíbrio com o meio ambiente.

Figura: árvore da Seringueira (Foto: Ercilene  N. S. Oliveira)

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A SERINGUEIRA (Hevea brasiliensis)

OS FRUTOS

A SEMENTE